quarta-feira, 29 de junho de 2016

Resenha: Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Resenha do Livro: Carta de Amor aos Mortos - Ava Dellaria 

Por: Mariana Vasconcelos
Páginas: 344
Ano: 2014
Editora: Seguinte
ISBN: 978-85-65765-41-1

Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

A história é sobre Laurel, uma garota de 15 anos que perdeu a irmã mais velha recentemente. May era tudo para Laurel. Era sua inspiração, seu espelho, sua melhor amiga. Como um exercício dado em uma matéria em sua nova escola, Laurel tem que escrever cartas para pessoas que morreram e ela decide escrever para artistas e falecidos que de alguma forma têm relação com a vida dela. É por essas cartas que nós vamos descobrindo, pouco a pouco, o que aconteceu com Laurel e May. 

Apesar do texto leve e escrita simples, logo no começo a história já dava sinais de que entraria em um lado obscuro e tenso. Eu só não imaginava o quanto. Laurel vai para uma escola nova para não ter que lidar com as pessoas a olhando com pena devido à morte de May. No novo colégio ela encontra o amor e novas amigas, mas nem isso é simples nessa história. Tudo tem uma questão mais profunda do que parece e essa é a grande chave do livro.

Eu gosto muito da Laurel, da maneira dela de ver o mundo, de lidar com as coisas, e por isso eu amo esse livro. Eu favoritei ele, mas confesso que foi uma leitura um tanto tensa e que me arrancou muitas lágrimas. Talvez eu tenha ficado de Ressaca Literária por uns 2 ou 3 dias, mas eu me apaixonei por esse livro, gostei de pouco a pouco, ir descobrindo indiretamente o que aconteceu com a May, como a protagonista vai levando a vida, tudo isso sendo retratado a outras pessoas mortas.
    Preparem os lencinhos e boa leitura!! 

"Todos nós queremos ser alguém, mas temos medo de descobrir que não somos tão bons quanto todo mundo imagina que somos..."

                                                                           - Cartas de Amor aos Mortos, Ava Dellaria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário