domingo, 19 de junho de 2016

Resenha: Anne de Green Gables - L. M. Montgomery

Resenha do Livro: Anne de Green Gables - L. M. Montgomery 

Por: Mariana Vasconcelos
Páginas: 480
Ano: 2009
Editora: Martins Fontes
ISBN: 9788561635060

Uma menina de 11 anos, com cabelos ruivos, sardas e uma mente tão perspicaz quanto a de um cientista em busca de conhecimento, chega a uma terra onde as tardes são calmas; os pores do sol alaranjados; as florestas aconchegantes; e os rios suaves, como o ritmo do povoado. Sua boca é uma matraca, e seus sonhos são maiores que moinhos de vento. Anne vai crescendo e crescendo, e de patinho feio revela-se um elegante e atento cisne, pronto para abrir suas asas e voar para além das veredas. Mas a vida é feita de artimanhas, e a garotinha adotada pelos irmãos Marilla e Matthew tem algumas cercas a pular, sem jamais deixar seus sonhos desvanecerem, como algumas criaturas fazem.

Terminei esse livro com um sorriso nos lábios e lágrimas nos olhos. Todas essas páginas passaram rápido demais aos meus olhos. A espontaneidade de Anne, sua falação, seu jeito único, seu diferencial. Anne me ensinou muitas coisas. Esse livro despertou em mim muitas vontades. Eu senti como se estivesse mesmo dentro da história e como se Anne fosse uma amiga íntima. Com este livro quis ser mais autêntica. Com este livro eu quis estudar mais. Com este livro, eu me senti no século XX, vivendo todos os costumes da época. 

Narrado em Terceira Pessoa, a autora, no começo, apresenta os fatos muito bem. No decorrer do enredo, senti como se ela estivesse apressando as coisas para não extrapolar em páginas. Do nada, a protagonista que tinha 13 anos começa a estudar para o vestibular, e no capítulo seguinte já estava fazendo a prova com 15 anos, e assim, os acontecimentos passam rápido, e nossa Anne fica crescidinha. Isso acabou com meu psicológico. Senti como se Anne fosse minha filha desde sempre e eu tivesse acompanhado de perto seu desenvolvimento. E logo tive que me despedir dela, por que o livro acabou. Aii, que dorzinha no coração!

Uma coisa que eu também senti falta na história foi um romancezinho com determinado personagem que tem um papel fundamental na história. Talvez isso tenha me decepcionado um pouco, mas a Anne já era romântica demais interiormente, que não precisou se apaixonar por ninguém!

ADVERTÊNCIA: O final desse livro é avassalador!!

Apesar de não ser muito conhecido, Anne de Green Gables merece ser lido por qualquer pessoa. Se prepare para boas risadas e para lágrimas involuntárias também. Boa Leitura! 

Um comentário:

  1. estava pensando em comprar esse livro e após ler sua resenha tenho certeza que vou comprá-lo! Amei seu jeito de fazer resenhas!!

    ResponderExcluir